Política

Após manifestantes bolsonaristas agredir imprensa, entidade manda recado: 'punição'

Montagem BNews
Os manifestantes bolsonaristas agrediram três jornalistas em Belo Horizonte  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 07/01/2023, às 19h24   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Depois que manifestantes bolsonaristas foram flagrados agredindo uma equipe do "O Tempo" durante ação de desmonte de acampamento golpista em Belo Horizonte, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou que “acompanhará o caso com atenção para cobrar rigor nas investigações e punição aos responsáveis”.

Nas imagens é possível ver um repórter e um cinegrafista conversando com manifestantes quando uma mulher, com uma bandeira do Brasil, joga parte do equipamento no chão. O jornalista segura o braço dela e, em seguida, ele e o cinegrafista recebem socos e pontapés. Um terceiro jornalista, da 98 FM, também foi agredido durante a confusão pelos manifestantes bolsonaristas.

“A Constituição Federal assegura a liberdade de imprensa e o direito de manifestação, mas desautoriza a prática e a incitação da violência, que devem ser processadas de acordo com as previsões criminais legais. A liberdade de imprensa, de crítica e de informação são resguardadas pela Constituição Federal e o jornalista possui papel essencial no Estado Democrático de Direito. Essa premissa deve ser respeitada para a consolidação do democrático regime de pluralidade de ideias e opiniões.”, diz trecho da nota da OAB, assinada pelo presidente Beto Simonetti.

Roubo

Também em Belo Horizonte, um repórter fotográfico de 60 anos, funcionário do jornal Hoje em Dia, foi agredido na quinta-feira (5) com pancadas na cabeça e roubado enquanto fazia reportagem com manifestantes bolsonaristas em frente a um quartel na capital mineira.

O fotógrafo gravou com o celular o momento em que é agredido. O profissional, ao ser notado, tenta deixar o local, mas é perseguido pelos apoiadores do ex-presidente. A vítima levou dois pontos na cabeça e ficou em observação em um hospital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp