Política

Após mudança de voto de João Leão no caso Zambelli, crise é instaurada no PP

Dinaldo Silva/BNews
Desconforto teria sido, principalmente, com o presidente da Casa, Arthur Lira  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 10/08/2023, às 16h00 - Atualizado às 16h36   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O voto pelo arquivamento do processo contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na quarta-feira (9), por parte do deputado João Leão (PP-BA), relator da matéria no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, pegou o partido de surpresa e causou um desconforto dentro da sigla, principalmente com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). 

A mudança de posicionamento de Leão, segundo a jornalista Andréia Sadi, da Globo News, pegou de surpresa a cúpula do partido em Brasília - que convocou uma reunião nesta quinta-feira (10) para discutir o assunto. 

Inicialmente, João Leão tinha apresentado seu parecer pela continuidade do caso na Câmara. Mas, durante a votação da última quarta, o ex-vice-governador da Bahia mudou de ideia e optou pelo arquivamento do caso. 

Caso o processo seguisse com o parecer de Leão, Carla Zambelli poderia perder o seu mandato de deputada. “A repercussão deste caso foi muito grande”, disse o relator, ao refazer o voto.

Zambelli é acusada de quebra de decoro parlamentar por ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) em uma reunião da Comissão de Segurança Pública destinada a ouvir o ministro da Justiça, Flávio Dino.

Segundo Sadi, membros do PP confessaram que Leão foi na contramão da orientação determinada pelo partido, que era pela perda do mandato da deputada. Foram 15 votos a favor do arquivamento e 4 contra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp