Política

Após puxão de orelha do pai, deputado baiano vota a favor de benefícios à BYD

Divulgação
Em julho, Otto Filho havia votado contra um item da reforma tributária que concedia incentivos para montadoras instalarem suas fabricas em algumas regiões do país  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 18/12/2023, às 13h13


FacebookTwitterWhatsApp

Todos os 39 deputados baianos na Câmara dos Deputados votaram para manter o dispositivo apresentado pelo senador Otto Alencar (PSD) no Senado, presente no texto da reforma tributária, que garantia o incentivo fiscal para a instalação de montadoras de automóveis no Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. A decisão beneficia a montadora chinesa BYD, que vem montando a sua fábrica no polo industrial de Camaçari.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

No entanto, o que chamou a atenção foi a mudança de voto do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD). Na primeira etapa de analise do texto da reforma, que aconteceu em julho, na Câmara, ele havia sido o único parlamentar baiano a votar contra o dispositivo. A postura não se repetiu na votação final, realizada na última sexta-feira (15), quando o texto foi aprovado.

Na época, o senador Otto Alencar saiu em defesa do filho dizendo que havia atribuído o voto contrário a um erro. No entanto, o deputado contrariou o pai e disse que votou de forma consciente. Assim que o texto da reforma chegou ao Senado, o parlamentar baiano restabeleceu o dispositivo através de emenda.

Na votação final nesta sexta (15), na Câmara, a emenda foi aprovada apesar de resistência de partidos como MDB, PSD, Republicanos e Podemos. Entre os votos positivos estava o de Otto Filho.

Com a aprovação do texto, montadoras como a BYD terão, até 2032, abatimento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp