Política

Aposentado do STF, Lewandowski é escalado para ser consultor sênior do Grupo J&F em briga bilionária na Justiça

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Valores envolvidos para a contratação do ex-ministro são mantidos em sigilo pelas partes envolvidas  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 13/05/2023, às 20h05 - Atualizado às 20h34   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da corte, Ricardo Lewandowski foi escalado para ser consultor sênior do Grupo J&F em uma briga judicial bilionária contra a Paper Excellence.

A disputa, considerada uma das maiores no campo societário do capitalismo brasileiro, coloca frente à frente o Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, com os indonésios da Paper Excellence pela Eldorado Papel e Celulose. em jogo está uma megaplanta para exportação em Três Lagoas-MS.

A J&F, dos irmãos Batista, é a holding que controla a JBS, maior produtora de carne do mundo. De acordo com o UOL, os valores envolvidos para a contratação do ex-ministro para escrever dois pareceres e o trabalho como consultor são mantidos em sigilo pelas partes envolvidas.

No entanto, em uma das causas da J&F, que envolve R$ 15 bilhões, os gastos do grupo com a defesa nos tribunais já estão na casa de centenas de milhões de reais.

Lewandowski vai integrar um time do qual já fazem parte o ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) César Asfor Rocha e o ex-presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) Manoel de Queiroz Pereira Calças. É no TJ paulista que a disputa está em curso.

A Paper Excellence já contratou como um de seus consultores o ex-presidente Michel Temer, inimigo declarado de Joesley, desde que foi gravado secretamente pelo empresário na garagem do Palácio do Jaburu, em Brasília, em 2017. 

A Paper Excellence foi a compradora da Eldorado, em 2017, então ativo da J&F, que preciso user vendida pelo grupo por causa do acordo de leniência de R$ 11 bilhões assinado com o MPF (Ministério Público Federal) na Lava Jato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp