Política

Arregou: Rachas em partidos na eleição motivam desfiliações; veja baixas

Dinaldo Silva / BNews
Arregou? Rachas em partidos na eleição motivam desfiliações, após as eleições deste ano  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 04/12/2022, às 14h48   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

As brigas dentro dos partidos no decorrer das eleições deste ano cobraram o seu preço. E muitos políticos entraram para a lista do ‘arregou’, ao pedirem para sair das mais variadas siglas do país.

As divergências dentro das bandeiras resultaram em cerca de 74 pedidos de desfiliação. Do total, 70% aconteceram no PDT, que teve o candidato Ciro Gomes para a Presidência, derrotado ao final da contagem dos votos nas urnas.

No entanto, entraram para a lista nomes de partidos como o PSDB, PT, Novo, Podemos, PSD, MDB, PSB, União Brasil, Republicanos e PP.

O PSDB foi a sigla com maior saída, após o partido de Ciro Gomes. Entre os destaques, está a desfiliação de João Doria e de Alexandre Frota da sigla.

No Novo, até um dos fundadores jogou a toalha. João Amoêdo deixou a sigla. No Podemos, o ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL), o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, também ‘arregou’.

O levantamento foi divulgado neste domingo (4), por O Globo. Pelos dados, o PDT tem 52 baixas, seguido pelo PSDB, com 11. Novo e PSB tiveram duas desfiliações cada. PT, Podemos, PSD, MDB, União, Republicanos e PP perderam um filiado cada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp