Política

Arthur Lira vive dilema e deve escolher uma alternativa que não estava nos planos para sua sucessão; saiba mais

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira está enfrentando resistência com a sua sucessão  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 28/03/2024, às 10h11 - Atualizado às 10h14


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), tem enfrentado uma grande resistência com o nome que escolheu para apoiar como o seu sucessor. De acordo com aliados, é do entendimento dos parlamentares que Lira precisa urgentemente superar esse problema. Isso porque há o temor de que o presidente da "Casa Baixa" seja 'desidratado' conforme aconteceu com o seu antecessor, o Rodrigo Maia (PSDB).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Esse impasse está sendo visto no apoio de Lira ao deputado baiano Elmar Nascimento (UB), líder da legenda na Câmara. Os mesmos aliados indicam que, ao insistir nessa candidatura, Arthur Lira pode ser derrotado nas eleições. O ponto que pode levar a essa dor de cabeça é o fato de que poderia haver uma aliança da 'oposição' para derrota-lo. Esse núcleo seria preenchido por Marcos Pereira (Republicanos), Antonio Brito (PSD) e Isnaldo Bulhões (MDB).

O cenário piora com a possibilidade do Partido Liberal (PL) lançar o seu candidato. Caso isso ocorra, as eleições na Câmara poderiam acabar em um segundo turno. Para evitar isso, Lira pode buscar apoiar outro candidato. Os nomes que são cogitados são de Hugo Mota (Republicanos), que poderia ser vetado por Pereira, ou Doutor Luizinho (PP), sigla a qual pertence o próprio Lira.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp