Política

Assessor de Paulo Guedes é o mais cotado para assumir a presidência da Petrobras

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
O nome é defendido por ministros do governo e ele já foi entrevistado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque  |   Bnews - Divulgação Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Publicado em 04/04/2022, às 21h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após a desistência de Adriano Pires, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade passou a ser o nome mais cotado para assumir a presidência da Petrobras. Segundo reportagem de O Globo, o nome é defendido por ministros do governo e ele já foi entrevistado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Assessor do ministro Paulo Guedes, o nome de Paes de Andrade volta a ser ventilado no governo para assumir o comando da estatal. Ele já estava entre os cotados para o posto desde antes da queda de Joaquim Silva e Luna.

Leia também:Presidente do Flamengo recusa chefia do Conselho da Petrobras

Silva e Luna foi demitido pelo presidente Jair Bolsonato por conta da alta dos preços dos combustíveis num ano eleitoral.

O assessor de Guedes pode ser uma solução caseira adequada para este momento. Ele traz no currículo a experiência como presidente do Serpro. O secretário é um gestor de confiança inclusive de Bolsonaro e tem como vitrine a implantação do sistema Gov.br, que reúne serviços digitais do governo federal.

Formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, Caio Mario Paes de Andrade é pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

A dificuldade de ser aprovado pelo Comitê de Pessoas da Petrobras, que se reunirá nesta terça-feira (5), porém, fez Pires desistir do cargo. Além disso, Pires não quis abrir mão da sua empresa de consultoria, o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

A sua decisão foi comunicada por meio de uma carta enviada ao MME. No documento ele agradeceu a indicação. O nome de Pires foi indicado pelo governo na semana passada, no lugar do general da reserva Joaquim Silva e Luna, atual presidente da estatal. A troca foi anunciada em meio à insatisfação do presidente Jair Bolsonaro com a alta do preço dos combustíveis em um ano eleitoral.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp