Política

Atentado com bomba frustrado em Brasília fazia parte de plano maior; entenda

TV Globo / Reprodução
O atentado com bomba envolvia mais bolsonaristas do QG no Exército  |   Bnews - Divulgação TV Globo / Reprodução

Publicado em 25/12/2022, às 13h57   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Mais detalhes sobre o caso do apoiador radical de Jair Bolsonaro (PL), George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, que planejava atentado com bomba em Brasília, estão sendo revelados. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF), o bolsonarista afirmou que planejou com manifestantes do Quartel General (QG) no Exército, a instalação de explosivos em pelo menos dois locais da capital federal. De acordo com George, o objetivo era "dar início ao caos" que levaria à "decretação do estado de sítio no país", o que poderia "provocar a intervenção das Forças Armadas".

O investigado, que é do Pará, mencionou a fechadura localizada no último sábado (24), nas imediações do aeroporto, e também planos da instalação de explosivos em postes de energia próximos a uma subestação de distribuição em Taguatinga, cidade do Distrito Federal.

Uma mulher desconhecida sugeriu aos manifestantes do QG que fosse instalada uma bomba na subestação de energia em Taguatinga para provocar a falta de eletricidade e dar início ao caos que levaria à decretação do estado de sítio", disse Sousa.

Prisão convertida

George Washington Oliveira Sousa teve a prisão convertida em preventiva. A decisão da Justiça do Distrito Federal ocorreu durante audiência de custódia, na manhã deste domingo de Natal (25). Ele permanecerá preso na carceragem da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) e deve ser transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda nesta segunda-feira (26). Por enquanto, o processo dele corre em segredo de justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp