Política

Augusto Vasconcelos critica Bradesco por demissões: "não faz sentido"

Domingos Júnior/BNews
De acordo com sindicato, Bradesco demitiu mais de 2 mil trabalhadores em 2023  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews

Publicado em 26/03/2024, às 10h46   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA) e vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), voltou a criticar o banco Bradesco por realizar demissões em seu quadro de funcionários. A entidade vem denunciando o caso desde o início do ano e protestado contra a medida.

Segundo dados divulgados pelo SBBA, a instituição financeira encerrou o quarto trimestre de 2023 com o fechamento de 2.159 postos de trabalho em 12 meses. Ao longo do ano passado, foram fechadas 169 agências, 173 postos de atendimento e 77 unidades de negócios em todo o país. Foram desligados, segundo o sindicato, 2.159 trabalhadores.

"O Bradesco lucrou R$ 16 bilhões. Não faz sentido essa atitude da direção do banco, por se tratar de uma empresa sólida e lucrativa. O banco provisionou para devedores duvidosos um valor muito acima da média, o que impactou numa redução da PLR dos funcionários e gerou um certo pânico no mercado sobre a solidez da empresa. Mas, na verdade, o que está em curso é uma tentativa de enxugar custos cortando trabalhadores, fechando agências, reduzindo também os postos de trabalho dos vigilantes para turbinar os lucros desse que é um dos maiores bancos do país", disse, ao BNews nesta terça-feira (26).

"Por trás de belas propagandas, o Bradesco esconde trabalhadores atorescendo e com ameaça constante da perda do emprego. Por isso nós estamos enfrentando no dia a dia em cada local de trabalho", adicionou.

Ainda de acordo com Augusto, ao invés de valorizar os funcionários de carreira, o Bradesco estaria atraindo para a instituição "pessoas de fora com o argumento equivocado de que isso melhoraria a eficiência da empresa". O Bradesco, conforme o vereador, estaria planejando realizar negociações com os bancários no próximo mês.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp