Política

Augusto Vasconcelos faz alerta sobre obra do BRT; saiba mais

Joilson Cesar / BNews
Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Salvador, Augusto solicitou que a Casa fiscalizasse as obras  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar / BNews

Publicado em 24/05/2023, às 15h38   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) afirmou que recebeu documentos técnicos encaminhados pela Diretoria de Operações da RMS da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no qual denunciam e alertam sobre os "graves problemas referentes à construção do trecho 2 do Sistema Viário BRT".

Segundo Vasconcelos, os documentos enviados pela Embasa apontam que os problemas podem, inclusive, "comprometer a manutenção do sistema de saneamento básico que circula a Avenida Juracy Magalhães e a Avenida Vasco da Gama". Além disso, ainda de acordo com os documentos, após questionamentos do Ouvidor, "algumas estacas das obras encontram-se a menos de 40 cm de distância das tubulações de esgotamento sanitário, de modo que impossibilita eventuais reparos nas instalações".

“Neste mesmo trecho estão assentadas tubulações vitais para o funcionamento do Sistema de coleta e destinação do Esgotamento Sanitário de Salvador. Para se ter uma ideia da importância, cerca de 70% de todo o esgoto coletado na capital passa pelas redes existentes na Av. Juracy Magalhães”, cita um trecho da nota técnica.

Em sessão ordinária realizada no Plenário Cosme de Farias da CMS, na tarde da última segunda (25), Augusto solicitou que a Casa atuasse, fiscalizando as obras.

Estamos falando de um problema que pode se tornar insolúvel. Isso é gravíssimo e o assunto precisa ser tratado, já que a Embasa alertou no início da obra, não foi ouvida, a prefeitura atropelou e as consequências pela inobservância desses aspectos durante a obra do BRT podem atingir toda a população”, declarou o edil.

Por meio de um dos documentos encaminhados, a Embasa, além de compartilhar a agenda de tratativas com a Prefeitura Municipal de Salvador, destacou que ainda existem diversas pendências a serem solucionadas e que problemas semelhantes ocorreram durante as obras da linha 1 do Sistema Viário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp