Política

Bahia Farm Show: secretário da Seagri comenta estreia na feira e situação da Coelba

Thiago Teixeira / BNEWS
Pablo Barrozo falou sobre atuação da pasta na Feira  |   Bnews - Divulgação Thiago Teixeira / BNEWS


Nomeado para o comando da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) no início de abril, Pablo Barrozo fez a sua estreia no Bahia Farm Show 2025 como chefe da pasta.  

Em entrevista ao BNews nesta sexta-feira (13), direto de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, onde o evento acontece, Barrozo comentou como foi a sua primeira vez como secretário na maior feira do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil. 

“Para mim é um prazer enorme estar aqui à frente dessa pasta neste momento especial e foi por isso que nós transferimos a Secretaria de Agricultura para a Bahia Farm Show nesta semana, simbolicamente. É uma determinação do governador Jerônimo Rodrigues de aproximar a região Oeste cada vez mais o governo para a gente construir pontes juntos, buscar soluções para os diversos problemas que a gente enfrenta e que há de enfrentar”, comentou o secretário

Na ocasião, ele também foi questionado sobre a atuação da Coelba naquela região e a expectativa em relação à concessão da empresa, que vence em 2027. 

“A necessidade de energia aqui na nossa região é antiga e vem crescendo a cada ano, porque nós viemos aumentando a produtividade, a produção, o número de áreas a abranger. Então, o desafio da Coelba de chegar no nível exigido pelos produtores é muito grande”, avaliou.

“Há realmente um desequilíbrio e um descontentamento. Há uma posição forte do governo do estado com relação à exigência que a Coelba produza mais e trabalhe mais. Então, esse é o nosso ponto de vista, mas nós só iremos resolver isso na construção do diálogo. Então, se lá na frente na hora da renovação de contrato com a Coelba, vamos discutir lá na frente. Hoje cobramos que a Coelba faça o seu trabalho melhor, que seja parceira do governo, que seja parceira desses produtores, trazendo mais efetividade na energia que a gente precisa”, pontuou. 

A abertura da BFS 2025 aconteceu na última segunda-feira (9) e segue até sábado (14). Segundo os organizadores, a feira deve registrar mais de 100 mil visitantes e a expectativa é que sejam gerados mais de R$ 10 bilhões em negócios.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)