Política

Banco empresta valor bilionário para Lula investir no Brasil; entenda

Imagem Banco empresta valor bilionário para Lula investir no Brasil; entenda
Dinheiro emprestado pelo banco se refere ao contrato celebrado em outubro  |   Bnews - Divulgação
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 21/12/2023, às 14h59


FacebookTwitterWhatsApp

O Banco do Brics anunciou a transferência do empréstimo de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) para o Brasil, nesta quinta-feira (21). Segundo informações da coluna de Mônima Bergamo, do Folha de S. Paulo, o valor solicitado pelo presidente Lula (PT), seria para investir no Brasil.

O dinheiro se refere ao contrato celebrado em outubro pela presidente da instituição, Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião do FMI em Marrakech, no Marrocos.

O empréstimo solicitado pelo petista recebeu o aval do Senado Federal. A tomada de recursos tem prazo de pagamento de 30 anos, com juros de 1,64% ao ano. O recurso será usado para o financiamento do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI PEAC), criado em 2020 para reduzir os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 e executado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 

A direção do Novo Banco de Desenvolvimento, banco do bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, já havia feito a oferta ao governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2020, durante a pandemia, mas teve o montate desprezado.  

"Trabalhamos duro para tentar atender às necessidades dos países membros do NDB. O banco atua para para reduzir as desigualdades, promover o desenvolvimento sustentável e a cooperação baseada no espírito do verdadeiro multilateralismo", disse Dilma Rousseff.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp