Política

Barroso elogia governos passados por conquistas para os mais pobres; saiba quais

Carlos Moura / SCO / STF
Ministro do STF elencou três fatores que garantiram conquistas para os mais pobres do Brasil  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura / SCO / STF
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 05/10/2023, às 16h16


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), discursou nesta quinta-feira (5), no Congresso Nacional, em homenagem aos 35 anos da Constituição Federal e defendeu a importância do texto constitucional para o funcionamento do Estado brasileiro.

"O Executivo voltou ao tamanho normal, o Legislativo retomou espaço decisivo na democracia e o Judiciário viveu momento importante de ascensão institucional. Não existem Poderes hegemônicos, somos todos parceiros institucionais pelo bem do Brasil", disse Barroso.

Para Barroso, a promulgação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988 foi o primeiro grande marco da recente democracia brasileira, que garantiu conquistas às pessoas mais pobres do Brasil.

Como segundo marco, o ministro do STF citou a implantação do Plano Real, conduzida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a quem ele fez questão de homenagear em discurso no Congresso.

"Segunda grande conquista que merece ser destacada é a estabilidade monetária. Sabemos os dias tormentosos que vivemos de inflação que chegava a até 5.000% e com isso penalizava as pessoas mais pobres. Até que a partir de 1994, com o Plano Real, conquistamos estabilidade monetária e aqui merece uma homenagem o presidente Fernando Henrique Cardoso, que pôde conduzi-la", afirmou o ministro.

Barroso também elogiou os dois primeiros mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorridos entre 2003 e 2010, período em que, de acordo com dados oficiais, 30 milhões de pessoas saíram da linha de extrema pobreza, através dos programas de inclusão social promovidos pelo governo da época.

"E em terceiro lugar, a terceira realização que considero muito importante, foi uma expressiva inclusão social, tirando mais de 30 milhões de pessoas da linha de pobreza extrema, que apesar de algum retrocesso nos últimos anos, essa é uma realização importante, que tem como símbolo o Bolsa Família. E aqui merece uma homenagem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva", concluiu Barroso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp