BNews Agro

BNews COP26: Wagner lança Observatório Parlamentar sobre Mudanças Climáticas e Transição Justa

Jefferson Rudy/Agência Senado
Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 09/11/2021, às 10h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Jaques Wagner (PT-BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, lança nesta terça-feira (9), na COP-26, o Observatório Parlamentar sobre Mudanças Climáticas e Transição Justa.

 O projeto, criado em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), já conta com o apoio de mais de dez países de diferentes regiões e tem como objetivo promover a criação de uma ferramenta de informação compartilhada sobre a situação da legislação ambiental nas diferentes regiões do mundo.

“Uma transição justa é aquela que cuida do meio ambiente sem deixar de pensar no ser humano. Vamos tentar ampliar o grupo com parlamentares de todos os continentes, para que tenhamos um protagonismo maior dos parlamentares e possamos trocar experiência sobre arcabouço legislativo”, destacou Jaques Wagner. 

A iniciativa surgiu a partir de conversas com líderes e parlamentares de vários países que sentiram a necessidade de fortalecer a cooperação interparlamentar para que os formuladores de políticas possam revisar e aprovar legislação relevante para a transição justa para economias de baixo carbono.

Dentre os países que já participam da iniciativa estão Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica e Uruguai. Na COP26, Wagner tem dialogado também com parlamentares dos EUA, Europa e Ásia para tratar da iniciativa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp