Política

BNews em Brasília: Congresso se reconstrói para posse de parlamentares após terrorismo do dia 8

Daniela Pereira
As ruas que dão acesso à Praça dos Três Poderes foram interditadas para posse de parlamentares  |   Bnews - Divulgação Daniela Pereira
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 30/01/2023, às 14h30


FacebookTwitterWhatsApp

Ás vésperas da cerimônia de posse dos parlamentares eleitos para o Congresso e Senado Federal,Brasília finaliza os últimos prepartivos para a última cerimônia antes do início da nova legislatura.

As ruas que dão acesso à Praça dos Três Poderes foram interditadas, enquanto servidores e agentes da limpeza intensificam as atividades para garantir o pleno funcionamento dos prédios.

Apesar da normalidade do funcionamento dos anexos, o cenário ainda remete aos ataques do último dia 08, quando bolsonaristas extremistas invadiram os prédios dos poderes Executivo, Legislativos e Judiciário para cometer ações de vandalismo.

brasília
Foto: Daniela Pereira

Pouco mais de 20 dias após os ataques, o cenário ainda é de revitalização. Vidros quebradas das áreas mais expostas estão sendo trocados por novos, enquanto funcionários tentam manter a limpeza do local.

Algumas salas ainda permanecem interditas, enquanto outras funcionam de forma improvisada. Na parte interna do Congresso, um dos locais mais atacados pelos golpistas, ainda há rastros da destruição deixada pelos bolsonaristas.

brasília
Foto: Daniela Pereira

A Força Nacional segue instalada na Esplanada dos Ministérios, com o objetiivo de coibir novas ataques antidemocráticos. A intervenção federal em Brasília foi estendida pelo governo Lula, através do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e deve durar até o próximo dia 04.

*A repórter está em Brasília para cobertura especial da cerimônia de posse dos deputados federais e senadores

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp