Política

Bolsonaristas temem substituições no TSE; saiba o motivo

Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O ex-presidente está prestes a ser julgado no TSE, por abuso de poder político  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 02/05/2023, às 06h58



As previstas mudanças no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem atrapalhar os planos dos bolsonaristas em manter Jair Bolsonaro (PL) elegível para as próximas disputas.

Segundo informações do Metrópoles, neste mês de maio termina o mandato de dois ministros titulares: Sérgio Banhos, que já não pode mais ser reconduzido, e Carlos Horbach, que ainda pode continuar por mais um mandato.

Como é o presidente da República, Lula (PT), que indica os novos integrantes da Corte, bolsonaristas temem que as vagas sejam ocupadas por substitutos ligados ao petista ou ao presidente da Corte, Alexandre de Moraes.

Assim, o voto pela inelegibilidade de Bolsonaro pode ser certo, uma vez que o ex-presidente está prestes a ser julgado em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), por abuso de poder político.

Ainda de acordo com o Metrópoles, o diagnóstico nos bastidores é de que Alexandre de Moraes terá mais força para influenciar o julgamento antes que as vagas sejam preenchidas oficialmente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp