Política

Bolsonaro gastou 25 vezes menos que o previsto em lei para combater violência contra a mulher

Carolina Antunes/PR
Em março de 2022, Bolsonaro sancionou lei prometendo priorizar a defesa das mulheres  |   Bnews - Divulgação Carolina Antunes/PR

Publicado em 15/05/2023, às 08h37   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou vezes menos que o previsto na lei 4.316, que obriga o governo federal a usar 5% do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) em ações de combate à violência contra a mulher durante sua gestão.

A informação consta em um relatório do Instituto Sou da Paz, cujo conteúdo foi obtido pelo Metrópoles, e que traz uma análise dos gastos do Fundo Nacional de Segurança Pública durante o governo federal anterior.

Em março de 2022, Bolsonaro sancionou a lei, prometendo priorizar a defesa das mulheres, mas apenas 0,2% do fundo foi usado para esses tipos de ações.

De acordo com a coordenadora de Projeto do Instituto Sou da Paz e mestre em ciências sociais pela USP, Cristina Neme, apenas R$ 3,7 milhões foram direcionados explicitamente para ações de enfrentamento da violência contra a mulher. 

"É uma lei de março de 2022, a gente entende que isso é um processo, mas é um tema que vem sendo debatido já há algum tempo, precisa fortalecer essa questão de direcionar o orçamento efetivamente para boas políticas de prevenção ou enfrentamento da violência contra a mulher", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp