Política

Bolsonaro pode entrar na mira do FBI; saiba motivo

Alan Santos / PR
Departamento de Justiça dos EUA aceitou o pedido do Brasil de colaboração policial que pode afetar o ex-presidente  |   Bnews - Divulgação Alan Santos / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 25/10/2023, às 09h56


FacebookTwitterWhatsApp

Jair Bolsonaro (PL) pode entrar perto de entrar na mira da FBI. Isso porque, na última terça-feira (24), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acatou integralmente um pedido feito pela Polícia Federal (PF) de colaboração policial internacional para investigar a tentativa de venda de joias e relógios do acervo do ex-presidente. As informações são da GloboNews.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Em agosto, a PF acionou o FBI, o órgão equivalente nos EUA, para que fosse investigado o esquema internacional no país. Bolsonaro é alvo de um inquérito que apura uma venda de forma irregular de presentes dados por delegações de outros países.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, já detalhou à PF como o ex-presidente atuava no caso das joias, no esquema das fraudes nos cartões de vacina e da tentativa de um golpe de Estado depois que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições presidencial do ano passado.

De acordo com informações da GloboNews, a Polícia Federal foi autorizada a acompanhar as diligências que foram solicitadas nos Estados Unidos. A FBI pode investigar os envolvidos no esquema.

Para Bolsonaro, não existe quaisquer irregularidades no caso das joias que recebeu como presidente. Ele cita uma portaria de 2018, ainda na gestão Michel Temer, que tipifica as pedras preciosas como itens personalíssimos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp