Política

Boris Johnson renunciará ao cargo de primeiro-ministro

Divulgação
Sites, entre eles o do The Guardian, afirmam que primeiro-ministro entregará o cargo nesta quinta-feira  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/07/2022, às 07h25   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Desde a última terça-feira (04), uma série de renúncias tomou conta do Reino Unido. Desta vez, segundo a imprensa britânica, o primeiro-ministro Boris Johnson renunciará ao cargo e entregará o posto nesta quinta-feira (07). Até o momento mais de 40 demissões de ministros e secretários deixaram seus cargos.

De acordo com o Globo, a Sky, a BBC e o The Guardian informam que Johnson concordou em renunciar, o que dará fim a uma crise sem precedentes, marcada por escândalos e acusações de que o primeiro-ministro não tenha mais capacidade de gerir o país. "Boris Johnson renunciará hoje como líder do Partido Conservador", postou Chris Mason, editor político da BBC, no Twitter. Um porta-voz do primeiro-ministro informou que ele fará uma declaração à nação nesta quinta.

Boris sobreviveu a um voto de desconfiança no Partido Conservador no começo de junho, conquistando 59% dos votos a seu favor. De acordo com as regras partidárias, quando sobrevivem a uma dessas votações, os líderes do partido não podem ter o cargo posto à prova de novo durante um ano.

Muitos conservadores pediram a mudança das normas internas do partido para acabar com essa imunidade. Uma reunião do grupo que decide as regras, chamado de Comissão 1922, estava marcada para as 13h de Brasília, mas foi adiada porque, segundo a imprensa britânica, alguns de seus membros consideravam a queda de Boris inevitável.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp