Política
Publicado em 28/01/2026, às 18h17 Cibele Gentil
O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (28), sobre o encaminhamento do pedido formal de extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos.
A solicitação foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes para que o e ex-deputado federal retorne ao Brasil e cumpra a pena de 16 anos de prisão a qual foi condenado.
Segundo o ofício encaminhado ao gabinete do ministro do STF, a embaixada brasileira em Washington entregou o pedido oficial ao Departamento de Estado dos Estados Unidos no dia 30 de dezembro. Contudo, não existe um prazo definido pelas autoridades norte-americanas para a análise e resposta sobre a extradição.
Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão de Jair Bolsonaro, Ramagem recebeu uma sentença de 16 anos de reclusão por sua participação em uma tentativa de golpe contra o atual governo. Para evitar o cumprimento da pena, Ramagem deixou o país em setembro do ano passado e passou a residir em Miami.
Na ocasião, as investigações da Polícia Federal apontaram que Ramagem ignorou a proibição judicial de saída do país. Ele utilizou um passaporte diplomático, que ainda não havia sido retido, para atravessar a fronteira com a Guiana e embarcar para o exterior.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito