Política

Brasileiros estão divididos sobre inelegibilidade de Bolsonaro, diz pesquisa

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O ex-presidente está sendo julgado nesta quinta (22) por falas contra o processo eleitoral brasileiro em reunião com embaixadores  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 22/06/2023, às 12h43


FacebookTwitterWhatsApp

Os brasileiros estão divididos sobre uma eventual inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está sendo julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta quinta-feira (22) por ataques ao processo eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores em 2022.

De acordo com uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta, poucas horas antes do início do julgamento, 47% dos brasileiros acham que Bolsonaro deveria ser condenado. Outros 43% responderam que o ex-presidente não deve se tornar inelegível, enquanto 10% preferiram não responder.

Entre os que votaram em Lula (PT) no segundo turno da eleição presidencial do ano passado, 80% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro deve ser condenado. Já entre os escolheram Bolsonaro no segundo turno, 82% deles são contra a condenação.

Ainda segundo a pesquisa, mesmo que se torne inelegível, Bolsonaro será um importante cabo eleitoral. Para 64% dos eleitores que votaram no ex-presidente em 2022, o apoio dele a outro candidato aumenta as chances de voto por seus apoiadores.

Entre os favoritos para substituir Bolsonaro estão Tarcísio de Freitas (33%), seguido por Michele Bolsonaro (24%) e Romeu Zema (11%).

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.029 pessoas entre 15 e 18 de junho através de entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro estimada é de 2.2 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp