Política

Bruno Monteiro rebate críticas de ACM Neto sobre reforma do TCA: "não tem informação ou está utilizando de má-fé"

Domingos Junior/BNews
Secretário de Cultura da Bahia respondeu às acusações de Neto  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior/BNews
Marcelo Ramos e Sanny Santana

por Marcelo Ramos e Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 01/05/2023, às 17h37 - Atualizado às 17h45


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Cultura da Bahia (Secult), Bruno Monteiro, rebateu as críticas que o ex-prefeito ACM Neto fez em relação à demora do Governo do Estado em reformar o Teatro Castro Alves (TCA). Neto havia afirmado que “o governo estadual simplesmente nada fez ainda para devolver o espaço aos baianos e aos artistas”.

No dia 25 de janeiro, um incêndio atingiu parte do TCA e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar as chamas, que teriam iniciado após um curto-circuito na fiação do sistema de ar-condicionado. Com isso, as atividades do espaço foram suspensas.

Em conversa com o BNews nesta segunda-feira (1º) durante evento de comemoração ao Dia do Trabalhador, no Farol da Barra, Bruno Monteiro afirmou que, por se tratar de um equipamento tombado, a reforma do TCA requer cuidados específicos.

“As críticas do ex-prefeito são de alguém que não tem informação sobre o processo, ou que as tem e está utilizando de má-fé. O TCA é um equipamento dos mais importantes do Brasil, um equipamento tombado, com muita complexidade em torno dele, numa obra daquela envergadura. E o seu projeto de reforma é igualmente complexo. Já estava planejado. A reforma da sala principal também estava planejada, e não aconteceu em virtude da pandemia. Nós assumimos esse compromisso mesmo antes do incêndio, de realizar a reforma entendendo a importância dessa atualização que o TCA necessita”, declarou.

O chefe da Secult aproveitou também para detalhar o desenvolvimento da reforma.

“O incêndio não afetou a estrutura do teatro, obviamente afetou o telhado e parte do nosso forro acústico, mas já havia uma necessidade de reforma. E agora, todo o projeto executivo está sendo atualizado pra que essa reforma completa aconteça. E o público baiano vai receber de volta a sua maior sala de teatro e espetáculos completamente reformada e modernizada”, completou.

O evento que acontece na Barra, nesta segunda, foi promovido por entidades sindicais dos trabalhadores e conta com apresentação da cantora Daniela Mercury e da Banda Olodum.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp