Política

Bruno Reis é reeleito prefeito de Salvador após campanha histórica

Divulgação
Bruno Reis foi reeleito para comandar Salvador por mais quatro anos neste domingo (6)  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

henrique.brinco@bnews.com.br

Publicado em 06/10/2024, às 18h42 - Atualizado às 18h42



O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi reeleito prefeito de Salvador por mais quatro anos. O gestor atingiu a maioria dos votos válidos necessários para ter a sua vitória confirmada, na noite deste domingo (06). A vice Ana Paula Matos (PDT) também continuará no cargo.

Ao longo da campanha, Bruno deixou claro dificilmente perderia votos, já que as pesquisas qualitativas mostraram uma boa comunicação dele com nas comunidades mais carentes.  O principal oponente, Geraldo Júnior (MDB), mesmo com toda a base de apoio de Jerônimo Rodrigues (PT) ao seu redor, não conseguiu se mostrar como um candidato competitivo.

Com 78% das urnas apuradas, Bruno alcançou o número suficiente para garantir a vitória com folga na capital baiana.

TRAJETÓRIA - Em 1997, Bruno Reis foi aprovado no curso de Direito, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), onde fez parte do Diretório Acadêmico, assim como do Escritório Modelo, no qual atuou oferecendo assistência jurídica gratuita a pessoas de baixa renda.

Bruno Reis é advogado.

O vice-prefeito foi estagiário na Câmara de Salvador no ano de 1998, tornando-se, depois, assessor na mesma instituição. Cargo que também ocupou na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e no Congresso Nacional, auxiliando o então deputado federal ACM Neto, com quem trabalhou desde o início de 2000.

Bruno Reis foi deputado estadual (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando o senador Antônio Carlos Magalhães faleceu, Bruno assessorou o seu suplente, ACM Júnior. Em 2010, o gestor chegou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pela primeira vez, com 55.267 votos. Em 2014, foi reeleito deputado estadual, com uma das mais expressivas votações do estado (89.607).  

No início de 2015, Bruno comandou Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). Já em 2019, Bruno foi nomeado na secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador.

Bruno Reis e Ana Paula Matos durante a posse dos cargos de prefeito e vice-prefeita (Foto: Divulgação)

Bruno venceu a eleição de 2020 e conduziu Salvador em um momento crucial da pandemia da Covid-19. Desde o seu primeiro mandato, ele defendeu que quer ser reconhecido como "o prefeito da educação".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews

Tags Bruno Reis

Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)