Política

Bruno Reis entrega dispositivo tecnológico para beneficar crianças e professores cegos

Domingos Junior/BNews
Evento no Centro de Formação Emília Ferreiro, no bairro do Costa Azul  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior/BNews
Tácio Caldas e Bernardo Rego

por Tácio Caldas e Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 04/04/2024, às 14h25


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), participou nesta quinta-feira (4), da entrega de dispositivos com tecnologia assistiva para alunos e professores cegos da rede municipal de ensino.

Trata-se do OrCam MyEye, um equipamento de visão artificial com uma câmera inteligente de leitura instantânea de textos, reconhecimentos de rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro em tempo real. O evento aconteceu no Centro de Formação Emília Ferreiro, localizado no Ed. Civil Towers, na Rua Arthur de Azevêdo Machado, 1225, no bairro do Costa Azul. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Bruno ressaltou a importância dessa entrega com uma tecnologia, segundo ele, a mais moderna que existe no mundo. “Estamos fazendo a entrega de 100 óculos para os alunos e professores do instituto de cegos. Uma tecnologia israelense com o que há de mais moderno no mundo. Dessa forma as crianças vão poder fazer a leitura possibilitando mais inclusão e até mesmo poder passar no vestibular. Um dia histórico, marcante”, ressaltou. 


O secretário de Educação, Thiago Dantas, também esteve na solenidade e comentou sobre a importância dessa entrega para os alunos e para o sistema educacional. “A Secretaria Municipal de Educação (SMED) tem trabalhado numa estratégia ampla relacionada com a educação inclusiva, que começa desde a construção de salas de atendimento educacional especializado nas escolas, passa pela contratação de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI). A ação de hoje é uma das ações dentro desse leque de ações relacionadas com a educação inclusiva, que consistiu justamente em atender a uma demanda dos nossos alunos e professores que têm deficiência visual, que são cegos, e a partir da oferta de uma tecnologia que vai permitir que eles acessem o mundo da leitura, mas não apenas o mundo da leitura, mas também as suas diversas interações reconhecendo pessoas, reconhecendo cédulas, que eles possam ter inclusão plena em todo o seu cotidiano e que com isso tenham melhores condições de se desenvolver, de trabalhar suas habilidades e crescer tanto pedagogicamente como enquanto pessoas”, pontuou. 


Dantas pontuou ainda que essa entrega demonstra o quanto a tecnologia pode ajudar na vida das pessoas. “A gente percebe o potencial, o impacto que a oferta de uma tecnologia dessa tem para a vida dessas pessoas. Então, quando a gente percebe que essas pessoas de fato começam a visualizar uma inclusão concreta, a gente fica muito feliz e em função aqui do clima de muita emoção, o prefeito assumiu um compromisso de ofertar não apenas 10, mas 100 equipamentos de leitura assistiva que vai beneficiar o instituto e portanto o trabalho que o instituto faz e as pessoas que se beneficiam deste trabalho”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp