Política

Bruno Reis pretende criar secretaria em 2023 para abrigar vereador eleito deputado, mas enfrenta impasse; entenda

Dinaldo Silva/ BNews
No entanto, decisão de Bruno Reis só deve ocorrer apos o segundo turno das eleições  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 13/10/2022, às 15h18 - Atualizado às 15h24   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), está pretendendo criar uma secretaria municipal para abrigar o vereador Emerson Penalva (PDT) em 2023. A mudança já faz parte da reforma administrativa que deve ser feita pelo gestor após o segundo turno das eleições.

O edil foi eleito deputado estadual pelo PDT com 51.933 votos. Ele foi o único de 26 vereadores da Câmara de Salvador (CMS) a conseguir êxito no pleito eleitoral deste ano. Para o seu lugar na CMS, assume o suplente Toinho Carolino (Podemos), mas só em 2023, pois Penalva não irá renunciar antes de assumir na Assmebleia Legislativa da Bahia (ALBA). 

Fontes do BNews dão conta de que a nova pasta que o prefeito pretende criar é a Secretaria de Articulação Política, tendo em vista a expressiva votação do vereador. No entanto, apesar da tentativa de agradar o vereador e futuro deputado e seu partido, o PDT, já está em curso, Bruno enfrenta um impasse importante com as consequências da decisão. 

Isso porque caso siga o planejado e faça de Penalva secretário, quem assume o mandato na ALBA é o ex-prefeito de Araci e atual suplente, Silva Neto (PDT), que atualmente declarou apoio à candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) no segundo turno e pode, assumindo o mandato, enfraquecer a bancada aliada na Assembleia. 

Silva Neto, inclusive, esteve na caminhada do ex-presidente Lula no circuito Ondina-Barra, na quarta-feira (12).  Ele, assim como outros quadros do partido, foram de encontro a decisão da executiva estadual, que faz parte da base e apoia ACM Neto (UB). 

Ainda conforme fontes do BNews, as negociações seguem em andamento e o andar delas depende da definição das eleições estaduais, que tem a disputa entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto no segundo turno. Com isso, a decisão de Bruno Reis só deve ocorrer apos pleito eleitoral.

BNews procurou a Prefeitura para comentar a informação, mas até a publicação da matéria não obteve retorno. Assim que for enviado o comunicado, a matéria será atualizada. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp