Política

Bruno Reis volta a falar do IBGE e nega cortes no Fundo de Participação dos Municípios

Joilson César / BNews
Prefeito garantiu que  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

FacebookTwitterWhatsApp

Bruno Reis (UB) voltou a comentar sobre os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o lançamento do Calendário Oficial de Turismo Esportivo de Salvador. Na ocasião, o prefeito de Salvador também negou que a cidade sofrerá com cortes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Aqui em Salvador nós não tivemos cortes da FPM. Volto a dizer, os dados do IBGE, quem sou eu pra questionar o IBGE, mas recentemente eu recebi do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que nós temos 83% da população votante, então temos 1,092 milhão eleitores para uma população de 2,4 milhões de habitantes. Quando passa de 75%, já é obrigado o TRE fazer a correção eleitoral porque há suspeita de fraude e geralmente a média é de 65% a 70%, então é evidente que esses números não batem, mas volto a dizer, isso não prejudicou em nada a nossa cidade, o impacto de toda nossa arrecadação pelo contrário nossa participação no bolo do FPM vai aumentar com essa atualização dos dados do IBGE", destacou o prefeito de Salvador.

O chefe do executivo municipal ainda esclareceu que sabe dos impactos dos números em cada área, como na saúde, mas que os números não irão impactar no setor financeiro da capital baiana.

Na saúde nós tínhamos 62% de cobertura. Se os dados do IBGE estiverem corretos, nós vamos pra 71,2%. O Ministério da Saúde preconiza 70% pra universalizar, então nós já universalizamos a oferta de atenção básica. Vejo os números e o impacto que eles tem em cada área, mas na área financeira não teve nenhum impacto. A UPB e diversas outras entidades estão caminhando para, juridicamente, questionar, e, naturalmente, nós vamos esperar o resultado dessas ações", finalizou Reis.

Assista ao Radar BNews da última sexta (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp