Política

Cachoeira: PSD está dividido sobre pré-candidatura de ex-prefeito

Bnews / Arquivo
Tato Pereira (PSD), ex-prefeito de Cachoeira, quer voltar à disputa, mas enfrenta resistência dentro e fora do partido  |   Bnews - Divulgação Bnews / Arquivo
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 29/03/2024, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de Cachoeira, Fernando Antônio da Silva Pereira, conhecido como Tato Pereira, pode ser confirmado nesta semana que antecede o fim da janela partidária como nome da sigla para disputar a prefeitura municipal em outubro. A dúvida sobre a escolha do ex-gestor fica por conta da resistência do senador Otto Alencar ao nome dele, uma vez que, nas eleições de 2022, Tato apoiou ACM Neto (União Brasil) ao governo, quando o PSD esteve com Jerônimo Rodrigues.

Lideranças pessedistas na cidade destacaram, entretanto, em conversa com o BNEWS, que a pré-candidatura do ex-prefeito deve ser endossada pelo deputado federal Paulo Magalhães e pelo presidente municipal da sigla, Ubaldo Cedraz. Otto e Magalhães conversaram e ficou acertado, segundo esta liderança do PSD, que a definição ficaria a cargo do deputado federal: "Otto queria Tato fora do PSD, mas Paulo o convenceu. Otto deixou a decisão nas mãos do deputado e do nosso presidente municipal", disse um membro do PSD em Cachoeira.

Uma das dificuldades para a confirmação da pré-candidatura do ex-prefeito é que ele provavelmente não terá o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, que deve apoiar Eliana Gonzaga, filiada ao PT en janeiro. A atual prefeita, quando ainda era filiada ao Republicanos, decidiu apoiar Jerônimo após conversas com o então governador Rui Costa: o partido dela, em 2022, indicou a vice de ACM Neto.

O governador petista deve retribuir o apoio e minar as pretensões de Tato. Jerônimo tem dito reiteradamente que recompensará com carinho o apoio que recebeu em 2022, principalmente pelo fato de ele ter saído bem atrás nas pesquisas meses antes das eleições daquele ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp