Política

Caetano Veloso quebra silêncio sobre relação com Ciro Gomes após voto em Lula

Foto: Reprodução/YouTube/PDT
Caetano Veloso não escondeu voto em Lula nas eleições presidenciais de 2022  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/YouTube/PDT

Publicado em 21/11/2022, às 06h48   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Cantor, compositor e uma das grandes referências culturais do Brasil, Caetano Veloso revelou como ficou sua relação com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) após declarar voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas eleições para a presidência.

Caetano Veloso é um admirador confesso de Ciro Gomes, que conheceu ainda como prefeito de Fortaleza. No entanto, optou por um apoio a Lula por ver o presidente eleito como uma força mais consistente para derrubar o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Caetano Veloso disse que discorda da estratégia eleitoral adotada por Ciro, que fez duras críticas a Lula e se esforçou para apontar semelhanças entre o atual presidente e o presidente eleito.

"Claro que não achei sequer que fosse boa estratégia de campanha Ciro bater às vezes até mais em Lula do que em Bolsonaro. Mas Ciro tinha um programa claro, detalhado, que era ousado com relação ao rentismo fiscal. Ontem Lula fez cair a bolsa e subir o dólar porque falou algo que assusta o mercado financeiro", disse Caetano na entrevista.

Para o cantor, o programa de Ciro deve ter contribuído para que a mídia fosse quase silente a respeito de sua ambição de se tornar presidente.

Caetano Veloso explicou que, quando pensava num segundo mandato de Bolsonaro, o que imaginava era um verdadeiro buraco para o Brasil. "Temia ver o Brasil enterrar-se e quase proibir meu sonho. Sempre achei que tenho o dever de sonhar alto a respeito do Brasil para me obrigar a sentir o peso da responsabilidade", explica.

Ciro Gomes fez críticas a Caetano após o cantor declarar voto em Lula. Durante sabatina promovida pelo jornal O Estado de São Paulo, no dia 21 de setembro, Ciro Gomes afirmou que artistas como Caetano votam em Lula porque "já estão com a vida ganha" e não têm preocupações maiores "com o dia seguinte".

"A razão [desses eleitores] não é o Lula, nem a proposta do Lula, nem o dia seguinte. É o voto Caetano Veloso, voto Tico Santa Cruz, [que são] boas pessoas, mas que todos estão lá com a vida ganha. Quem está preocupado com o dia seguinte é quem não tem plano de saúde, é quem não tem como pagar mensalidade escolar, é quem está submetido ao terrorismo das facções criminosas nas periferias", afirmou Ciro na ocasião.

Apesar dos pesares, Caetano diz entender Ciro Gomes. "Quando Ciro falou de mim, achei que ele estava querendo manter seu lugar na discussão, não que ele estivesse ressentido comigo. Eu não me chateei nada com ele", revelou à Folha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp