Política

Câmara da Argentina aprova "Lei Ônibus", pacote de reformas de Javier Milei

Reprodução/Agência Brasil
Resultado da votação "Lei Ônibus" gera protestos e será sujeito a votação ponto a ponto na próxima semana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 02/02/2024, às 22h22   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara de Deputados da Argentina aprovou, nesta sexta-feira (2), a versão geral do polêmico pacote de reformas proposto pelo presidente Javier Milei. Com 144 votos a favor e 109 contra, a denominada "Lei Ônibus" agora passará por uma votação "artigo por artigo" na terça-feira, para definir seu conteúdo final, que já foi reduzido pela metade durante as negociações.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Durante a sessão, a mais longa na história da Câmara dos Deputados na Argentina, protestos do lado de fora da sede do Parlamento foram reprimidos pela polícia.

A proposta, conhecida oficialmente como "Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos", enfrentará desafios específicos, incluindo a centralização de poder, privatizações, contratação de dívida externa sem aprovação do Congresso e mudanças na concepção de legítima defesa. 

Após a aprovação na Câmara, o projeto seguirá para o Senado, onde o governo enfrenta um cenário com apenas sete dos 72 senadores apoiando a proposta. Caso o Senado introduza novas alterações, o texto retornará à Câmara dos Deputados, dando início a uma nova rodada de debates e discussões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp