Política

Câmara dos Deputados: Quem é o 'verdadeiro Lira', que aliados prometem se apresentar a Lula após reeleição

Foto: Ricardo Stuckert
Arthur Lira tem adotado postura mais pacífica com Lula até o momento  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 01/02/2023, às 07h16   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) deve ser reconduzido sem muitos problemas para um novo mandato durante o biênio 2023-2024 na Casa Legislativa. Presidente da República, Lula (PT) decidiu não lançar candidato do governo no pleito.

Desde o início, Lira buscou chegar próximo da unanimidade entre os 513 deputados federais. Aliados do pepista dizem que, após a vitória, Lula irá conhecer "o verdadeiro Arthur Lira".

Em entrevistas privadas à colunista do jornal O Globo, Bela Megale, aliados de Lira afirmam que a postura do presidente da Câmara com Lula vai mudar radicalmente a partir da próxima quinta-feira (2).

“Até agora vimos um Arthur Lira. A partir de 2 de fevereiro será outro. Aí Lula vai conhecer o verdadeiro Arthur”, diz um aliado de longa data do presidente da Câmara, já antecipando dias complicados para o governo.

Lira quer mostrar que é ele quem tem os votos para aprovar as medidas mais complicadas na Câmara. O bloco de apoio anunciado neste final de semana reúne 19 partidos e 496 parlamentares — bem mais do que os 282 deputados da base oficial do governo e mais do que os 331 votos a favor da PEC da transição, aprovada ainda antes da posse de Lula.

“Lira tem falado que na próxima legislatura a CMO será atuante, eficiente e produtiva, o que para bom entendedor quer dizer que não sairá do pé do governo”, diz um aliado de Lula no Congresso.

Pelo regimento, cabe ao partido com a maior bancada indicar o relator, que é quem determina a divisão das emendas, e que portanto nesta legislatura deverá ser do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp