Política

Candidato gay é acusado de fraude após concorrer em cota feminina; saiba detalhes

Foto: Reprodução/Instagram/@jrpinheirooficial
Candidato se identifica como homem cisgênero, mas teria se candidatado em cota feminina  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Instagram/@jrpinheirooficial

Publicado em 11/12/2022, às 09h21   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Candidato do PSDB em Goiás a deputado estadual nas eleições de 2022, Júnior Pinheiro é acusado de concorrer irregularmente em cota feminina de acordo com acusação enviada pelas advogadas Amanda Souto Baliza e Talita Silvério Hayasaki.

Assessor parlamentar, Júnior Pinheiro se identifica com o sexo masculino e é um homem gay cisgênero. De acordo com as juristas, a chapa de estaduais do PSDB-GO desrespeitou a cota feminina de candidaturas e, por isso, pede a cassação da chapa. As infromações são do portal Metrópoles.

“Foi uma manobra para preencher a cota de 30% das candidaturas femininas. Forjaram a candidatura inventando uma mulher trans que nunca existiu. Isso ofende tanto o movimento sufragista feminino, quanto a comunidade LGBT”, afirmou a advogada em entrevista ao portal.

Em Goiás, a chapa tucana elegeu Dr. José Machado e Gustavo Sebba para a Assembleia Legislativa do Estado (Alego). Eles são dois dos 12 candidatos eleitos ao redor do Brasil que podem ter a candidatura cassada por irregularidades ou acusação de inscrições laranjas em candidaturas femininas.

Segundo a advogada, Júnior Pinheiro nunca havia se declarado como mulher. “Ele sempre se declarou homem cis, apesar da orientação sexual. Inclusive, a candidatura dele foi registrada no portal Vote LGBT, que divulgava candidaturas LGBT, como ‘45745 Júnior Pinheiro – PSDB – Deputado Estadual – GO Bissexual – Branco'”, diz ela.

Júnior Pinheiro não se elegeu, ficando com somente 275 votos na eleição estadual. Em 2020, ele tentou ser vereador em Goiânia. Naquela ocasião, apontou ao TSE que se identifica com o gênero masculino.

junior pinheiro

junior pinheiro 2

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp