Política

Carballal reage a pedido de expulsão e manda recado para líder do PDT

Montagem BNews/ Dinaldo Silva
Em conversa com o BNews, Carballal disse que o PDT ainda não entendeu que é um partido de esquerda e mandou recado para o colega  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews/ Dinaldo Silva
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 29/11/2022, às 11h35


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Henrique Carballal (PDT) reagiu ao pedido de expulsão da sigla feito pelo líder do PDT na Câmara Municipal de Salvador, Emerson Penalva. “A militância do PDT é de esquerda”, disse o edil.

Aliado de outrora do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) e do atual gestor, Bruno Reis (União Brasil), o vereador havia desembarcado no grupo do governador Rui Costa e tornou-se coordenador da campanha da chapa vencedora das eleições, composta por Jerônimo Rodrigues (PT), Geraldo Júnior (MDB) e Otto Alencar (PSD) na capital baiana.

De acordo com Penalva, Carballal não seguiu as orientações da sigla durante o período eleitoral e não tem votado junto com a bancada na Câmara Municipal de Salvador. “Já informei a comissão executiva estadual da sigla, através do deputado federal Félix Mendonça Jr. e já solicitei a abertura do processo de expulsão do partido. Infelizmente fica inviável manter uma pessoa dentro da legenda que não segue uma coalizão dentro do grupo e acaba prejudicando o partido”, justificou.

Em conversa com o BNews, Carballal disse que o PDT ainda não entendeu que é um partido de esquerda e mandou recado para o colega. “O PDT é um partido democrático. Ao invés de expulsão, Penalva deveria pedir o debate com a militância para ver se entende a importância de estar na base de Jerônimo e Lula. A militância do PDT é de esquerda, mas o partido tem dono e os donos defendem o seu interesse e não dos eleitores que estão no sindicato e nas associações”, disse, referindo-se ao presidente do partido, Félix Mendonça Júnior.  

Esta não é a primeira vez que a saída de Carballal do PDT é cogitada. Em julho, logo após optar por caminhar com Jerônimo, Félix mandou um recado ao ex-PT e PV, ressaltando que “quem não seguir (a decisão de apoiar Neto), é porque não está disposto a permanecer no partido”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp