Política

Carla Zambelli é "suspeita de lavagem de dinheiro", diz Coaf

Michel Jesus / Câmara dos Deputados
Relatório enviado à CPMI do 8 de Janeiro aponta suspeito em movimentações da conta do Paypal da deputada  |   Bnews - Divulgação Michel Jesus / Câmara dos Deputados

Publicado em 05/09/2023, às 08h23 - Atualizado às 08h32   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), em um relatório enviado para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, indicou uma "suspeita de lavagem de dinheiro" da deputada federal Carla Zambelli (PL).

Na análise, o Coaf indica que a suspeita tem como base uma conta no Paypal pessoal da parlamentar. Nesta conta, a deputada teria recebido doações do movimento “Nas Ruas”, do qual ela foi fundadora. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Entenda

De acordo com o órgão, todos os recursos recebidos por Zambelli por meio dessa conta foram transferidos para uma conta pessoal da parlamentar no banco Itaú. Essas movimentações ocorreram entre 3 de fevereiro de 2017 e 1º de julho de 2019, período que engloba a primeira campanha de Zambelli que pleiteava o cargo de deputada federal, em 2018.

O relatório indica que durante esse período, as transações nacionais na conta de Zambelli somaram R$ 197,8 mil, já as transações internacionais, R$ 683. Esse documento foi enviado à CPMI do 8/1 atendendo ao pedido da relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD). Isso porque, recentemente, surgiu informações de a deputada teria feito pagamentos ao hacker Walter Delgatti.

O que é o Paypal

O PayPal é uma ferramenta de pagamento e recebimentos digital que oferece esses serviços tanto a nível nacionais quanto internacional. Esse sistema funciona como um tipo de carteira digital para os seus usuários.

O que diz Zambelli

A deputada federal, Carla Zambelli, afirma que recebeu as doações como pessoa física. “As pessoas ajudavam a mim, pessoa física. E qualquer pessoa pode receber doação de valores”, pontuou a parlamentar.

Zambelli ressaltou ainda que não movimenta a conta no Paypal tem algum tempo e que já deixou o movimento “há muito tempo” e que não está mais à frente do movimento “Nas Ruas” desde 2017, quando passou o comando para o empresário Tomé Abduch.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp