Política

Carnaval 2024: Pedro Tourinho explica não comparecimento de Bruno Reis à saída do Ilê Aiyê

Sérgio Pedreira / BNews
O secretário Pedro Tourinho exaltou importância do Ilê Aiyê para o Carnaval de Salvador  |   Bnews - Divulgação Sérgio Pedreira / BNews

FacebookTwitterWhatsApp

O secretário Pedro Tourinho, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), abriu o jogo sobre a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), no Carnaval do Campo Grande. Questionado sobre o assunto, Tourinho disse que a gestão municipal sempre esteve junto aos blocos afro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A gente está aqui o ano inteiro, a gente anunciou o Carnaval aqui no Ilê, o Ilê está nos palcos. Amanhã vai ter o Ilê no palco principal da Castro Alves, que é o palco do Salvador Capital Afro. A gente tem reforçado cada vez mais a relação da prefeitura com o bloco, então a presença da prefeitura aqui hoje, como está também nos outros dias e meses do ano, mas está aqui hoje, nesses 50 anos, é para demonstrar e celebrar cada vez mais essa relação e essa força que Ilê Aiyê é, a potência que é para a nossa cidade", destacou o secretário.

Pedro Tourinho reconheceu ainda a importância do Ilê para a cultura soteropolitana. "É reconhecer o óbvio, que o Ilê Aiyê é um pilar da nossa cultura e que tem que ser valorizado sempre. Nos seus 50 anos mais ainda tanto que nos 50 anos, tem o Salvador Capital Afro, o Carnaval Capital Afro em homenagem aos 50 anos de Ilê Aiyê", pontuou o titular da Secult Municipal.

De volta após seis anos

A última vez que um prefeito de Salvador compareceu a saída do Ilê Aiyê, no Circuito Osmar (Campo Grande) foi em 2017, quando o gestor ainda era o ex-prefeito ACM Neto. À época, Neto chegou a ser vaiado e chamado de “golpista”. Os manifestantes entendiam que o ex-gestor de Salvador teria apoiado o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em prol do governo do então presidente Michel Temer (MDB).

Desde então, ACM Neto evitou compareceu ao evento. Em 2018 o motivo foi um choque de agenda, já que teria uma entrevista no mesmo horário. Em 2019, quando procurado, a assessoria do ex-prefeito não confimou a presenta de Neto no evento. Durante os anos de 2020, o prefeito Bruno Reis não compareceu, já em 2021, 2022, também na atual gestão, a pandemia impediu o desfile do bloco. No ano passado, em 2023 o atual prefeito também não foi visto no desfile.

Assista a transmissão do Carnaval de Salvador desse sábado (10):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp