Política

Caso Americanas: Otto Alencar e Angelo Coronel discutem durante sessão no Senado; veja vídeo

Reprodução/TV Senado
Comissão de Assuntos Econômicos do Senado debateu situação de crise vivida pelas Lojas Americanas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Senado

Publicado em 28/03/2023, às 17h16 - Atualizado às 17h23   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores baianos Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD) divergiram sobre a finalidade de uma audiência pública, realizada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que aconteceu na manhã desta terça-feira (28), em Brasília, que bateu a crise vivida pelas Lojas Americanas(veja o vídeo completo no final desta reportagem).

Hoje, o jornal Folha de S.Paulo informou que a área técnica da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) concluiu que houve falhas na divulgação da proposta de aporte de R$ 10 bilhões dos acionistas de referência da varejista, ainda em discussão com os credores da companhia.

Em parecer do último dia 20, técnicos da autarquia dizem que a varejista negou inicialmente informações que seriam confirmadas dias depois e pedem aprofundamento das investigações sobre o caso, que teve impacto nas negociações de ações em Bolsa.

Em determinado momento da sessão, o senador Angelo Coronel arguiu as razões pelas quais a audiência pública estaria ocorrendo.

"É importante que o Senado tenha muito cuidado a esse respeito, porque essa audiência só está sendo realizada, na minha ótica, porque [As Americanas] é uma empresa que tem ações na bolsa. Porque nem o Senado Federal e nem a Câmara dos Deputados tem a prerrogativa de trazer, aqui, empresa privada para se discutir o seu modus operandi de contratar ou distratar. Isso é uma questão particular do empresariado brasileiro e mundial", disse Coronel.

"Coronel, dentro de poucos momentos nós vamos ouvir o doutor João Pedro [Nascimento] que é da CVM, órgão público e por isso vale tranquilamente (...) quero apenas consertar isso aí. A audiência pública vale", rebateu Otto.

"Mas nós não podemos 'matar' uma empresa que gera 40 milhões de empregos", respondeu Coronel.

"Ninguém está fazendo campanha (...) senador, o que quer aqui esclarecer é o porque de tantos acionistas, fornecedores (...) continuam penando sem receber aquilo que é de direito deles", retrucou o presidente do PSD na Bahia.

A dicussão teve prosseguimento com Coronel saindo em defesa do empresariado e com Otto relembrando a questão das fraudes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp