Política

Caso das joias: deputado baiano quer esclarecimentos do ex-ministro Bento Albuquerque

Reprodução/ Vídeo
As peças de diamante avaliadas em R$ 16,5 milhões foram apreendidas pela Receita Federal após serem encontradas na mochila do assessor do ex-ministro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo

Publicado em 30/03/2023, às 09h58   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal, Jorge Solla (PT) pediu que o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o ex-secretário da Receita Federal, Júlio Cesar Vieira Gomes, compareçam à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre o caso das joias sauditas.

"O ex-ministro precisa explicar os detalhes sobre as joias árabes. O que Bolsonaro pediu para ele fazer? O que foi oferecido em troca? Muitos pontos precisam ser esclarecidos e para isso é preciso ouvi-lo", afirma Jorge Solla.

As peças de diamante avaliadas em R$ 16,5 milhões foram apreendidas pela Receita Federal após serem encontradas na mochila do assessor do então ministro Bento Albuquerque em outubro de 2021, no Aeroporto de Guarulhos. O conjunto que inclui anéis e relógios não foram declarados ao entrar no país.

À época, a justificativa era de que eram presentes pessoais do governo Saudita para Bolsonaro e para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. No entanto, a legislação brasileira considera acervo pessoal de um presidente, somente itens pessoais ou perecíveis, como perfumes, roupas e bebidas. Presentes diferentes recebidos de chefes de Estado são considerados bens da União.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp