Política

Caso Marielle: Moraes suspende julgamento sobre entrega de dados do Google

Arquivo/Guilherme Cunha/Alerj
STF analisa se quebra o sigilo de pessoas que fizeram pesquisas relacionadas à vereadora  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Guilherme Cunha/Alerj
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 30/09/2023, às 10h36


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pediu vista e suspendeu, na sexta-feira (29), o julgamento de um recurso apresentado pelo Google para que fosse evitada a quebra de sigilo de pessoas que fizeram pesquisas relacionadas à vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

O julgamento começou na última semana, no plenário virtual da Corte. Até o pedido de vista feito por Moraes, apenas a ministra Rosa Weber, relatora do processo, havia votado. 

A defesa da plataforma Google recorreu ao STF depois que a Justiça determinou a identificação dos dados de um grupo indeterminado de pessoas que fizeram pesquisas relacionadas à Marielle nos dias que antecederam seu assassinato. A medida foi adotada no âmbito da investigação que investiga o caso.

Em seu voto, Rosa Weber destacou a importância da investigação, mas entendeu que a quebra indiscriminada de sigilo pode ser desproporcional e pode afetar usuários comuns que buscaram informações sobre a morte da vereadora devido à grande repercussão na imprensa.

“Um grande número de usuários não envolvidos em atividades ilícitas, de acordo com a decisão contestada, teria sua privacidade comprometida, o que demonstra uma devassa indevida e uma desproporcionalidade absoluta devido ao excesso da medida”, disse a ministra. 

O julgamento ainda não tem uma data prevista para ser retomado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp