Política

Caso Nikolas Ferreira: Saiba qual ministro do STF vai analisar ações contra deputado

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
O deputado Nikolas Ferreira é alvo de três notícias-crime  |   Bnews - Divulgação Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Publicado em 10/03/2023, às 15h00   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça foi sorteado relator de ações contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por falas transfóbicas proferidas na tribuna da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

De acordo com o UOL, Nikolas é alvo de três notícias-crime. A primeira petição contra o congressista, apresentada pela bancada do PSOL, foi distribuída por sorteio. O ministro também analisa outra ação, assinada pela Aliança Nacional LGBTI e pela Associação Brasileira de Família Homoafetivas.

Uma terceira representação, protocolada pelas deputadas Tabata Amaral, Duda Salabert e pelo senador Alessandro Vieira, também deve ser direcionada a Mendonça. Isso se deve à "prevenção", um mecanismo do STF que concentra processos semelhantes em um só magistrado.

Nikolas Ferreira atacou mulheres transssexuais e travestis durante discurso na Câmara Federal na última quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Seu discurso com críticas á comunidade trans foi considerado transfóbico. “A esquerda disse que eu não poderia falar, porque eu não estava no meu local de fala. Então, eu solucionei esse problema aqui”, disse o deputado, antes de colocar uma peruca loira e se apresentar como “Nikole”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp