Política

Chefe de segurança do Planalto faz revelação bombástica sobre ato terrorista em Brasília; veja

Alex Rodrigues/Agência Brasil
José Eduardo Pereira, chefe de segurança do Planalto, prestou depoimento à Polícia Federal (PF)  |   Bnews - Divulgação Alex Rodrigues/Agência Brasil

Publicado em 10/01/2023, às 18h15 - Atualizado às 18h28   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O chefe de segurança do Palácio do Planalto, José Eduardo Natale de Paula Pereira, fez uma revelação considerada bombástica durante depoimento à Polícia Federal (PF) acerca dos atos terroristas em Brasília, no último domingo (8), cometidos pelos apoiadores mais radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante a oitiva, ele afirmou que havia somente 40 homens para proteger o Palácio do Planalto no dia do ato fatídico. Conforme o jornal O Globo, Pereira é integrante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Questionado pelos agentes, ele afirmou que só no Salão Nobre do segundo pavimento do Planalto havia cerca de 700 pessoas, ou seja, o equivalente a 17 invasores para cada segurança.

Na oportunidade, Pereira afirmou ainda que ouviu o barulho da chegada dos bolsonaristas radicais. Segundo o agente, houve gritaria, além de barulho de cornetas de bombas.

Ele contou que os invasores “utilizavam de violência e ameaça”, atirando pedras nas tropas de segurança. Inicialmente, eles entraram pelas janelas quebradas com uso de barra de ferro e pedras. Em seguida, acessaram as portas do primeiro e segundo pisos do local.

"A maioria dos manifestantes vestia roupas verde e amarelo e outras roupas camufladas e desferiam palavras de ordem contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informando que não aceitavam ele como presidente legítimo”, declarou, acrescentando: “Havia por volta de 40 homens na tropa de choque do GSI para fazer a contenção dos milhares de manifestantes”.

O servidor explica que, assim que percebeu a chegada dos invasores, correu para o gabinete do presidente da República para proteger a sala. “Nesse andar, já estavam dois manifestantes que vandalizavam, isto é, quebrando vidros, portas, obras de arte, extintores e outros objetos”, disse.

À PF, ele apresentou uma lista de itens roubados do Palácio do Planalto. No térreo, segundo ele, foram furtados cassetetes, sprays de pimentas e 11 aparelhos de choque elétrico, sendo que dois destes foram recuperados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp