Política

Chuvas na Bahia: Jerônimo Rodrigues detalha plano de emergência contra estragos

Foto: Dinaldo Silva/BNews
Chuvas assolam interior da Bahia e diversos municípios entraram em estado de emergência  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 26/12/2022, às 11h54   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) foi a público detalhar um plano de emergência para reduzir os impactos deixados pelas chuvas que assolam cidades como Jequié e Ipiaú, no interior da Bahia.

Nesta segunda-feira (26), o governador em exercício, Adolfo Menezes (PSD), se reuniu com secretários estaduais e governador eleito para definir estratégias de prevenção e enfrentamento às enchentes.

O governador Rui Costa também participou da reunião, de forma virtual. Segundo Jerônimo, a prioridade é salvar vidas com o plano de emergência que envolve prefeituras, corpo de Bombeiros, polícia militar e Defesa Civil do Estado e Municípios, além de voluntários.

Um comitê de gerenciamento de crise está sendo montado em Jequié. Na cidade, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia já atua para dar socorro às pessoas desabrigadas e desalojadas por conta das chuvas.

O segundo ponto, de acordo com Jerônimo Rodrigues, é encontrar saídas de infraestrutura para que as populações baianas não enfrentem o mesmo problema todos os anos.

"Garanto ao povo de Jequié que vamos nos sentar com a Chesf e prefeitos dos municípios para ver uma saída sustentável. É o terceiro ano consecutivo que isso acontece. (...) Vamos estudar uma situação para que a gente não passe por isso todos os anos", disse.

Os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado foram atualizados, na tarde deste sábado (24), pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

De acordo com a Sudec, são 1.710 desabrigados, 14.262 desalojados e 158.094 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 174.074 pessoas. 

Os números correspondem às ocorrências registradas em 90 municípios afetados. Desse total, 68 estão com decreto de Situação de Emergência.

Com fortes chuvas, a água de um riacho transbordou durante a madrugada desta segunda-feira (26), no trecho da BR-330, entre Jitaúna e Ipiaú. Segundo informações do portal Giro Ipiaú, a região está interditada para o tráfego de veículos.

Ainda conforme a publicação, o nível do Rio de Contas segue subindo em razão da saída de água do reservatório da Barragem de Pedra, localizada no município de Jequié. Ainda na noite de domingo (25), a água já chegava no trecho urbano da BR-330, em frente a área de lazer Areão do Arara, em Ipiaú.

A partir desta segunda-feira (26), pontos de apoio vão receber doações para as pessoas que estão desabrigadas por causa das chuvas que alagaram Jequié, situada no Médio Rio de Contas, no Sudoeste baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp