Política

Cidade brasileira é escolhida como sede da COP 30 e receberá líderes mundiais

Helder Barbalho, Lula e Mauro Vieira comemoram escolha do Brasil para sediar a COP 30 - Ricardo Stuckert / PR
Lula trabalhou antes mesmo de tomar posse como presidente para que a COP 30 ocorresse na Amazônia  |   Bnews - Divulgação Helder Barbalho, Lula e Mauro Vieira comemoram escolha do Brasil para sediar a COP 30 - Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 26/05/2023, às 15h06   Cadastrado por Lula Bonfim


FacebookTwitterWhatsApp

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) será realizada em Belém, no Pará, em novembro 2025.


Era um desejo antigo de Lula que uma edição da COP fosse realizada em alguma capital da região conhecida como Amazônia Legal. Antes mesmo de tomar posse como presidente da República pela terceira vez, o petista já declarava que gostaria de receber a conferência no país.


Lula oficializou a candidatura de Belém foi oficializada em janeiro e conseguiu nesta semana a confirmação da escolha. O anúncio foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais, em que o presidente da República aparece ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).


"Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: 'por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'", contou Lula.


A COP ocorre a cada três anos e reúne líderes políticos de todo o mundo, para debater soluções para a crise climática que se abate sobre o planeta e ameaça a sobrevivência de espécies.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp