Política

Cientista político e analista da CNN aponta vitória de Lula em debate da Globo

Fernando Frazão/Agência Brasil
Cientista político Antonio Lavareda analisou desempenho de Lula e Flávio no debate e destacou a evolução do presidente  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil
Lucas Pacheco

por Lucas Pacheco

lucas.pacheco@bnews.com.br

Publicado em 24/10/2026, às 08h56



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, venceu o debate presidencial realizado pela TV Globo, na noite desta sexta-feira (23), segundo avaliação do cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e analista político da CNN Brasil.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Analisando o confronto contra Flávio Bolsonaro (PL), Lavareda considerou que Lula foi evoluindo ao longo do programa e terminou em vantagem sobre o adversário. Para o especialista, o resultado foi favorável ao petista, embora não tenha sido uma vitória esmagadora.

Ainda de acordo com o cientista político, o episódio sobre a morte da menina Ana Clara foi determinante para o desempenho do presidente, que conseguiu associar a discussão à proteção das vítimas e à sua experiência política.

Flávio classificou a morte da criança, de cinco anos, como uma tragédia, prestou solidariedade à família, mas sustentou que o episódio ocorreu durante uma troca de tiros em uma comunidade marcada pela atuação do tráfico de drogas. O senador também disse acreditar que o policial não foi responsável pelo disparo fatal.

“Eu quero ajudar a senhora, inclusive, a saber quem foi o autor desse disparo, porque eu tenho a confiança de que não foi esse policial”, afirmou o candidato.

A declaração provocou reação de Cristiane, que contestou a narrativa apresentada pelo senador.

“Não teve resposta. Não tive a resposta que eu quero. Ele não respondeu por que defendeu o assassino da minha filha. Ele inventou um confronto, como o policial inventou no dia", disse ela.

Lavareda destacou que o candidato do PL conseguiu produzir frases curtas e de fácil viralização nas redes sociais, mas perdeu força pelo excesso de bordões, pela utilização de informações imprecisas e pela falta de detalhamento de algumas propostas.

Na avaliação do presidente do Ipespe, o confronto favoreceu Lula, especialmente na disputa por eleitores indecisos, mulheres e pessoas menos identificadas ideologicamente. Já Flávio conseguiu preservar parte de sua competitividade ao explorar temas econômicos e apresentar propostas para um eventual governo, embora tenha desperdiçado a oportunidade de ampliar sua vantagem ao cometer erros durante o debate.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)