Política

CÍNTIA KELLY: A ‘macharada’ descendo as escadas do Thomé de Souza

Imagem CÍNTIA KELLY:  A ‘macharada’ descendo as escadas do Thomé de Souza
Leia também: ‘o poderoso Paulo’ e ‘festival de cerveja às margens da BR 101’  |   Bnews - Divulgação
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 10/11/2023, às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

O poderoso Paulo

Quem tem poder é ele mesmo sem mandato. O ex-deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) tem usado bem o cargo que ocupa na Codevasf, em Brasília. Informações que chegam do Planalto Central dão conta de que deputados baianos fazem périplo em busca de ajuda para as cidades que representam na Assembleia Legislativa.

Ferrenho opositor do PT, o tucano tem sido bem tratado pelos vermelhos. Há quem diga que a tendência dele é mudar de ninho, migrando para o PP. Um plano a médio e longo prazo, já que Paulo pretende disputar uma vaga na ALBA - lugar onde atuou muito bem…na oposição -, em 2026.

‘Simpatia’ de olho nas grandes cidades, e de costas pra Salvador

O secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano tem sido uma das poucas vozes que tem alertado o grupo capitaneado pelo governador Jerônimo Rodrigues de que a disputa em Salvador não vale tanto esforço. Para ele, as atenções devem se concentrar em praças em que o PT e aliados podem vencer. Ele chama a atenção para Vitória da Conquista, Feira de Santana, Camaçari e Alagoinhas. Para o ‘simpatia’, vale mais buscar melhor desempenho em grandes cidades do que perder tempo e energia na grande cidade.

É bom lembrar que o PT perdeu nos maiores colégios eleitorais. Desse modo, Caetano já está três anos à frente da turma do Palácio de Ondina.

A macharada descendo as escadas do Thomé de Souza

Uma cena constrangedora antecedeu a entrega do título de Cidadão Soteroplitano ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, na noite desta quinta-feira (9). Em meio a vários homens, apenas a vice-prefeita Ana Paula Matos desceu as escadarias do Thomé de Souza e atravessou a rua até alcançar a Câmara Municipal, local de outorga do título ao pedetista.

A cena é reveladora e deixa ruborescido qualquer progressista. Mais do que isso. É de envergonhar ‘campanha’ que tenta tirar Ana da disputa a reeleição na chapa encabeçada por Bruno Reis, num período em que se fala tanto da importância de mulheres ocuparem os espaços de poder. Será que o 'new carlismo' vai reeditar, guardada as devidas diferenças entre as eleições,  o absurdo que fizeram com Lídice da Mata, em 2018, quando lhe tiraram o direito de disputar a reeleição ao Senado?

A novela da vice

Por falar em vice,ontem foi dia de reunião dos pedetistas Félix Mendonça Filho, Carlos Lupi, Ana Paula, além do prefeito Bruno Reis e seu padrinho político, ACM Neto, ambos do União.

Os pedetistas disseram não abrir mão de Ana na chapa. Bruno está adorando a pressão. Ana é quem ele quer na missão. Apesar de eventuais arranca-rabos entre ambos, Bruno sabe que, ao precisar disputar 2026, deixaria Salvador em mãos confiáveis. Que o Republicanos não leia essa nota…Nem Leo Prates.

FGM virou madrasta pra Cia Baiana de Patifaria? 

A Fundação Gregório de Matos (FGM) tem sido madrastra para Cia Baiana de Patifaria. Inscrito na Paulo Gustavo, o projeto de um documentário foi reprovado. Sequer ficou na suplência.

No Instagram, um dos idealizadores da Cia, Lelo Filho, escreveu o seguinte:“Não era um projeto qualquer. Primeiro porque não é nosso perfil inscrever qualquer coisa, e também porque tinha um significado mais que especial: um documentário em quatro episódios contando a nossa história de quase quatro décadas em cena e nove peças no repertório”, contou. Ele lembra que esse mesmo documentário foi também recusado na Aldir Blanc, em 2020.

Depois do baque de três anos atrás, Lelo conta que contratou renomada produtora do audiovisual acreditando que, finalmente, a história da companhia e de suas criações seria contada para o grande público nas telonas.

Alagoinhas: Festival de cerveja às margens da BR 101

Nos dias 17, 18 e 19, Alagoinhas vai se transformar na capital baiana da cerveja. Para isso, uma grande festa está sendo montada no Parque de Exposições Miguel Fontes, às margens da BR-101. Aí está o problema. Festival de cerveja em um local propício a acidentes. Que a PRF se faça presente. Porque se depender da prefeitura….

Vou ficando por aqui, pessoal. Beijo e até a próxima sexta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp