Política

CÍNTIA KELLY: Ferry-boat: crônica de uma tragédia anunciada

Imagem CÍNTIA KELLY: Ferry-boat: crônica de uma tragédia anunciada
E mais: em ano eleitoral veja quem se destacou na Lavagem do Bonfim; Marcelo Nilo quer emplacar genro vereador de Salvador  |   Bnews - Divulgação
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 12/01/2024, às 07h00 - Atualizado às 13h00


FacebookTwitterWhatsApp

Ferry-boat: crônica de uma tragédia anunciada

Enquanto o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, fica chateado com a atuação do município de Salvador sobre o serviço questionável da Internacional Travessias Salvador no ferry-boat, os usuários do sistema, que precisam pegar todo santo dia as embarcações para ir e vir da Ilha de Itaparica correm perigo de morte. Em conversa com esta coluna, o diretor da Codecon, uma espécie de Procon da capital, Zilton Neto, revelou que os coletes salva-vidas “estão impróprios para uso”.

A Codecon multou a ITS em R$ 1 milhão por diversas falhas, não apenas pelas constantes filas, ocasionadas pelo funcionamento de apenas um guichê. “São diversos problemas que foram colocados em relatórios que serão encaminhados para o Ministério Público e Capitanias dos Portos. Encontramos coletes salva-vidas impossíveis de serem usados, com mofo, tiras de segurança danificadas, com baratas no local de guarda”, relata.

Enquanto isso, a Agerba dorme no ponto

Enquanto isso, Sérgio Brito diz que a Agerba, agência reguladora dos serviços de energia, transportes e comunicações, que fica sob o guarda-chuva da Seinfra,  “tem notificado insistentemente a ITS para melhorar o serviço”.

A assessoria da Internacional Travessias Salvador emitiu esclarecimento sobre a nota Ferry-boat: crônica de uma tragédia anunciada. Abaixo a íntegra da nota.

Em atenção à publicação feita pelo site referente aos coletes salva-vidas, esclarecemos que todas as embarcações passam por vistorias obrigatórias realizadas regularmente pelos órgãos competentes. Os barcos são liberados para as travessias após passarem por esta rigorosa análise, incluindo a disponibilidade e qualidade dos coletes salva-vidas.

A ITS informa, ainda, que recebeu e responderá à notificação do órgão municipal sobre falta de energia que ocorreu com o ferry Rio Paraguaçu. O incidente num dos geradores durou pouco mais de um minuto, quando o gerador reserva foi acionado e a travessia prosseguiu normalmente, em segurança. Toda e qualquer notificação ou pedido de esclarecimento, sempre que encaminhado, é respondido tempestivamente, em respeito aos órgãos de controle e fiscalização.

Reforçamos nosso compromisso em oferecer um atendimento com qualidade, priorizando sempre a segurança das embarcações e, consequentemente, a de todos os envolvidos, colaboradores e usuários.

Atenciosamente,

Internacional Travessias Salvador

O mais ovacionado na Lavagem foi....

O ano eleitoral começa na Lavagem do Bonfim, quando os candidatos botam o bloco nas ruas da cidade baixa e testam a popularidade. Neste ano, a novidade foi o candidato a prefeito de Salvador do grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues,  Geraldo Jr (MDB).

Acompanhado dos cabos eleitorais, Jerônimo e o senador Jaques Wagner, Geraldo foi pouco tietado pela multidão durante o percurso. Outras provas de fogo estão logo ali. Carnaval e o 2 de Julho também são termômetro para quem disputa a majoritária.

Por outro lado, apesar da claque com camisas padronizadas, o prefeito Bruno Reis (União Brasil), que deve disputar a reeleição, foi festejado por muitos que lá estiveram. 

Leo Prates está com moral em Ondina

Um dos mais animados na Lavagem do Bonfim foi o deputado federal Leo Prates (PDT).  O pedetista está confortável no grupo a qual pertence. Mas o conforto não para aí. Leo também tem boa relação com o grupo do governador Jerônimo Rodrigues. E só bater um fio para o mandatário que ele logo o atende. A mais recente ligação foi para informar que apresentaria emenda para construção de um posto de saúde na cidade baixa.  

Marcelo Nilo quer emplacar mais um genro na política

Toda estrutura colocada por vereadores que tentarão renovar o mandato foi fichinha perto do que disponibilizou Gustavo Aciole, na Lavagem do Bonfim. Curiosa que sou, fui atrás para saber de quem se tratava. O moço é neto do ex-prefeito de Entre Rios, Antonio de Aciole Menezes, que administrou a cidade entre 1989 e 1992, e genro de Marcelo Nilo, ex-deputado federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. A moral do rapaz é tamanha que ele foi convidado para participar do café da manhã oferecido pelo prefeito Bruno Reis, pouco antes do cortejo Nilo já tem outro genro na política, trata-se do deputado estadual Marcelinho Veiga.

Cerimonial da prefeitura comeu mosca

Se o neófito da política foi convidado para o rega bofe do prefeito, o mesmo não aconteceu com alguns vereadores e deputados do grupo. Há quem diga que o problema foi do cerimonial que não convidou quem deveria. Teve deputado ligado a Bruno e ACM Neto que não recebeu o convite, mas outro que não tem base em Salvador ou RMS se refastelou no banquete matinal. Teve vereador da base também sem sequer saber do petit comitê. Bola fora no ano em que, sobretudo, vereadores devem ser bem tratados.

A novela do TCM: Daniel Almeida espera que Jerônimo cumpra com a palavra

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) reafirmou que em reunião com Jerônimo Rodrigues foi assegurado que o PCdoB assumiria vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). No entanto, disse, não houve definição de quando essa articulação seria colocada em prática. "Não houve definição, mas o compromisso existe e tenho convicção de que o governador vai cumprir com a palavra. Política não se assina documento. Política é a palavra dada", vaticinou Daniel.

O deputado Fabrício Falcão é o nome do partido que vem buscando assumir a vaga deixada por Fernando Vita, no final do ano passado. No entanto, fontes desta colunista asseguram que Paulo Rangel (PT) vai levar a melhor. A votação para o cargo deve ocorrer em fevereiro, na retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp