Política

Climão? Zé Trindade aparece em reunião no PT de Salvador e contradiz versão de presidente

Divulgação
Zé Trindade aparece em reunião e desmente versão do PT de Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 19/07/2023, às 21h21 - Atualizado às 21h26



O presidente da Conder, Zé Trindade (PSB), apareceu em uma reunião com membros da executiva municipal do PT de Salvador. Oficialmente, o partido alega que o encontro foi para que o gestor apresentasse as "ações" no período em que esteve no comando do órgão. O pano de fundo, contudo, é o desejo dele em ganhar apoio para uma eventual candidatura a prefeito de Salvador em 2024.

“Acredito na força do nosso grupo político. Caminhando juntos, tenho confiança que venceremos as eleições em 2024 em Salvador", afirmou Zé Trindade, sem meias palavras, por meio de nota cheia de indiretas divulgada nesta quarta-feira após o encontro. O comunicado traz a informação de que a reunião teria acontecido a "convite" do partido, que nega isso.

"O PT tem meu respeito e admiração. Acredito que a construção da unidade para a disputa na capital passa pelo permanente diálogo com todos os partidos da base do governador Jerônimo, que é o grande líder desse processo. Neste momento, meu foco é trabalhar, não é fazer disputa interna por candidatura", ressaltou o ex-vereador.

A nota traz ainda uma resposta sobre o suposto "desejo de membros do partido de filiar Zé Trindade ao PT" e informa que "o presidente da Conder deixou claro que não vai fazer nenhum movimento sem a orientação prévia do governador Jerônimo Rodrigues".

"Sou leal e confio na condução do governador e do conselho político. Temos excelentes nomes, mas nosso grupo ainda não tem candidato à Prefeitura de Salvador definido. Esse é o primeiro passo do processo, que será liderado pelo governador. Não faz sentido antecipar, não é assim que funciona. Precisamos fazer a caminhada sem tropeços e atropelamentos", afirmou Zé Trindade no mesmo comunicado

A equipe de Zé também fez questão de ressaltar a presença de Ademário Costa, secretário-geral do PT municipal, principal defensor de uma candidatura orgânica do PT na cidade.

O comunicado de Trindade ainda contradiz a versão da presidente do PT de Salvador, Cema Mosil. Mais cedo, Cema divulgou uma nota dizendo que "a Executiva Municipal não realizará nenhuma sabatina, nem tão pouco realizou qualquer diálogo com com o presidente da Conder e filiado ao partido aliado PSB, José Trindade, sobre uma provável filiação do mesmo ao PT."

"Importante aliado dos governos estaduais petistas, que vem transformando a cidade de Salvador, Trindade tem feito apresentações aos grupos políticos aliados ao governo sobre as realizações da CONDER na capital baiana", informa o texto, que segue salientando que "o PT de Salvador está em processo de diálogos internos com os filiados que se colocaram como pré-candidatos", declarou Cema, em carta aberta distribuída à imprensa.

"Cabe também reiterar que respeitamos todos os aliados do Partido dos Trabalhadores e que fazem parte da sustentação ao governo Jerônimo Rodrigues. Nosso entendimento é de que o PT tem legitimidade para apresentar nomes para dialogar com a Federação e a base aliada. Tanto o diretório quanto a executiva do partido já apresentaram de forma unânime o entendimento em relação a disponibilizar um nome do Partido dos Trabalhadores para a base aliada na disputa da capital baiana", continuou Cema.

"Trabalhamos com esse entendimento, em alinhamento com o presidente estadual do PT, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner e do ministro Rui Costa, que organizarão todo o processo eleitoral do nosso campo político no estado da Bahia. Por fim, reafirmo que respondo pelo Partido dos Trabalhadores de Salvador como presidenta eleita", finalizou a presidente.

O BNews informou mais cedo que a possível ida de Trindade para o PT está causando irritação tanto no diretório municipal, que defende um candidato orgânico da legenda, quanto no próprio PSB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp