Política

Codevasf sem dinheiro? Veja análise da equipe de transição de Lula

Divulgação
A Codevasf é responsável por obras de infraestrutura em todo o país  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 01/12/2022, às 08h22


FacebookTwitterWhatsApp

Considerada uma das estatais mais poderosas do Governo Federal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) também foi apontada como uma das vítimas do déficit orçamentário deixado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já afirmou que o rombo fiscal que será deixado pelo governo Bolsonaro para o próximo período será quase três vezes maior que o estimado. O governo chegou a falar em R$ 150 bilhões, mas Meirelles vê um déficit que pode chegar a R$ 400 bilhões.

De acordo com a avaliação da equipe de transição do presidente eleito, Lula (PT), esse déficit reflete na estatal favorita do Centrão, que atualmente está sem dinheiro. Uma análise feita pelo Grupo de Desenvolvimento Regional da Transição diz que 26 obras estruturantes da estatal não teriam dinheiro para serem concluídas.

A principal fonte de renda da Codevasf vem do orçamento secreto, comandada por Arthur Lira (PP). Lira, que concorre à reeleição da Presidência da Câmara, recebeu o apoio de Lula e seus aliados.

Bolsonaro, ao tomar conhecimento do apoio, decidiu suspender o pagamento das emendas do orçamento secreto. A ordem no Palácio do Planalto, segundo o Estadão, é não pagar mais nada neste ano.

A Codevasf é responsável por obras de infraestrutura em todo o país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp