Política

Com Rui Costa ausente, Jerônimo e Adolfo Menezes assumem linha de frente em emergência na Bahia

Divulgação
Jerônimo e Adolfo Menezes vão sobrevoar Jequié e outras cidades da região  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/12/2022, às 15h14   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia diplomado, Jerônimo Rodrigues (PT), e o governador em exercício, Adolfo Menezes, embarcaram, na tarde desta segunda-feira (26), para sobrevoar Jequié e outras cidades da região que estão sendo afetadas pela chuva. O objetivo é avaliar as consequências dos temporais no território do Médio Rio de Contas e adotar todas as medidas necessárias à plena recuperação desses municípios. 

A visita aos municípios afetados pela chuva acontece sem participação do governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o qual está em uma viagem internacional.

A ausência de Rui já está sendo explorada pela oposição e foi criticada pelo vereador Claudio Tinoco (União Brasil). De acordo com ele, o petista “abandonou a Bahia”.

O governador abandonou a Bahia na reta final do seu governo e num momento muito ruim para os baianos, porque cerca de 188 mil baianos estão atingidos pelas fortes chuvas no nosso estado. São 92 cidades, quase 25% do nosso território”, salientou Tinoco.

Reunião com prefeitos

Jerônimo e Adolfo se reuniram na manhã de hoje, virtualmente, com os prefeitos dos municípios localizados nas regiões afetadas pelas chuvas. Entre as prioridades do Governo do Estado estão levar água potável e comida para as cidades, além de restabelecer o fornecimento de energia elétrica para os moradores das áreas isoladas.

Nesse momento, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, as escolas, a Defesa Civil, tanto do Estado quanto dos municípios, estamos todos de mãos dadas para que a gente possa sair dessa situação. Vamos sentar com os prefeitos e, de perto, ver o que podemos fazer", enfatizou Jerônimo.

Novos decretos

Ficou definido ainda que dois decretos serão publicados ainda hoje no Diário Oficial do Estado (DOU), com outras medidas para mitigar os efeitos dos alagamentos. Um dos decretos estabelece de forma unilateral situação de emergência nos municípios afetados, o que facilita o acesso a recursos e a outros tipos de apoio à população. O segundo decreto reativa o Comitê Multidisciplinar que trabalhará junto aos municípios para sistematizar, a médio prazo, o suporte às cidades atingidas pela água.

Chuva na Bahia

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou que a Bahia tem 1.740 desabrigados, 20.262 desalojados e 166.094 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e uma morte. O número total de atingidos chega a 188.104 pessoas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 92 municípios afetados. Desse total, 69 estão com decreto de Situação de Emergência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp