Política

Comerciante que aparece em prestação de contas de Zambelli diz que nunca doou nada para a parlamentar

Reprodução/ Câmara do Deputados
O comerciante acredita que seus dados foram coletados a partir de um abaixo-assinado para a criação de um partido chamado Aliança Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Câmara do Deputados

Publicado em 27/05/2023, às 20h35   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está sendo alvo de uma investigação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa de uma possível falsificação na prestação de contas da sua primeira campanha eleitoral, em 2018. De acordo com o colunista rodrigo Rangel, do Metrópoles, o comerciante Roberto Habermann, que é apoiador dela e de Jair Bolsonaro, foi cadastrado como doador mesmo sem dar um centavo a então candidata.

De acordo com a publicação, o comerciante disse que participava de encontros de militantes bolsonaristas, mas nunca ofereceu qualquer tipo de serviço ou dinheiro a Zambelli. Entretanto, em sua prestação de conta, a deputada afirmou que ele havia feito uma doação para ela, no valor de R$ 870, usando uma assinatura que, segundo Habermann, nem parece com a dele.

Habermann acredita que ao participar do abaixo-assinado para a criação do partido Aliança Pelo Brasil, que acabou não vingando, o assessor parlamentar da deputada, Camilo Calandreli, teria obtido os seus dados. “Meu nome foi jogado num lugar, numa vala, que eu não conheço”, lamentou o bolsonarista.

Na versão dada pelo gabinete da parlamentar, Habermann prestou serviço voluntário para a divulgação da campanha da deputada por 29 dias durante as eleições de 2022, mas o comerciante nega.

Acontece que o prazo para impugnação do mandato de Zambelli já esgotou, já que estamos nos referindo a sua primeira campanha para o Congresso. Porém, ainda de acordo com a publicação, ela pode ser investigada pela Justiça eleitoral e até ser presa, por cinco anos, tendo seus direitos políticos suspendidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp