Política
por Daniel Serrano
Publicado em 06/10/2025, às 12h37 - Atualizado às 13h11
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta segunda-feira (6), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a videoconferência, Lula pediu que o governo dos EUA retire as tarifas sobre produtos brasileiros e as sanções contra autoridades. A informação foi revelada pelo Palácio do Planalto em uma nota divulgada após o encontro.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
"O presidente Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras", diz a nota.
Ainda de acordo com o comunicado, Lula e Trump conversaram por 30 minutos em "tom amistoso" e lembraram da "química" durante o rápido encontro na Assembleia Geral da ONU.
"Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro", relata outro trecho.
Ainda durante o encontro, Lula e Trump combinaram de se encontrar pessoalmente "em breve", que pode ocorrer durante a reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), no final deste mês.
"O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Ambos os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos."
Ainda segundo o Palácio do Planalto, Lula e Trump trocaram telefones para "estabelecer via direta de comunicação".
O presidente Lula também comentou sobre a conversa que teve com Donald Trump. Em suas redes sociais, o petista disse que a reunião foi "uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente".
"O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad", escreveu Lula.
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito