Política

Congresso articula e pode ter recurso recorde para campanha; saiba quanto

Roque de Sá / Agência Senado
Dirigentes partidários acreditam que valor proposto pelo governo será alterado; verbas podem ser tiradas da Justiça Eleitoral  |   Bnews - Divulgação Roque de Sá / Agência Senado
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 17/10/2023, às 10h55 - Atualizado às 11h00


FacebookTwitterWhatsApp

O Congresso Nacional está se articulando para aumentar o montante que irá bancar as campanhas das eleições de 2024. A pouco menos de um ano para as eleições municipais, os parlamentares desejam que os valores destinados ao 'fundão' atinja um patamar recorde. Se tudo acontecer conforme os planos do congresso, os recursos podem chegar a R$ 6 bilhões.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os dirigentes dos partidos estão dando como certo que o valor proposto pelo governo, de R$ 939,3 milhões, será ajustado pelos parlamentares. Isso é algo, inclusive, que o Palácio do Planalto já imagina que poderia acontecer. Contudo, por causa de um possível desgaste, uma vez que essa é uma medida considera impopular, o governo deixou a discussão do assunto com o Congresso.

Essa é uma questão que está dividindo o congresso. Isso porque parte deles tem agido para retirar os recursos da Justiça Eleitoral, enquanto a outra defende que o dinheiro seja retirado das emendas de bancada, como previsto em lei. Esse nó está atado no 'baixo clero', já que eles estão resistindo a mexer nas emendas de bancada, usadas para financiar obras e serviços em suas bases eleitorais.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (16):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp